Como Configurar o acompanhamento de conversões do site

Configurar o acompanhamento de conversões do site

Está gostando? Então Compartilhe

O acompanhamento de conversões pode ajudar você a avaliar se os cliques nos anúncios são eficientes em gerar atividades valiosas do cliente no seu site, como compras, inscrições e envio de formulários.

Neste artigo, explicamos como criar uma ação de conversão para acompanhar ações de clientes no seu site.

Antes de começar

Veja o que é necessário para configurar o acompanhamento de conversões do site:

  • Um site: é no site que você insere o código de acompanhamento de conversões, chamado de “tag”.
  • Possibilidade de editar o site: você ou seu desenvolvedor da Web precisa adicionar a tag ao site.

Este artigo trata das instruções de configuração. Para saber mais sobre como o acompanhamento de conversões funciona e como usá-lo, leia o artigo Sobre o acompanhamento de conversões.

Se você não tem certeza de que acompanhamento de conversões do site é adequado para sua empresa, veja instruções sobre os diferentes tipos de acompanhamento de conversões.

Instruções

Etapa 1: criar uma ação de conversão

  1. Faça login na sua conta do Google Ads.
  2. No canto superior direito, clique no ícone de ferramentas Google Ads | ferramentas [Icon]. Depois, em “Medição”, clique em Conversões.

    Observação: se você estiver atualizando suas ações de conversão, precisará revisar e aplicar suas categorias de conversão. Saiba mais sobre as categorias de conversão atualizadas.

  3. Clique no botão de adição .
  4. Clique em Site.
  5. Na seção de categorias, selecione o tipo de ação que você quer acompanhar. Há categorias disponíveis para classificar ações de vendas, leads e outras atividades.
  6. Ao lado de “Nome da conversão”, atribua um nome à conversão que você quer acompanhar, como “inscrição na newsletter” ou “compra de buquê de noiva”. Ele ajudará você a reconhecê-la posteriormente nos relatórios de conversão.
  7. Ao lado de “Categoria”, selecione uma descrição para sua ação de conversão. A categoria permite segmentar as conversões nos relatórios para que seja possível ver elementos semelhantes juntos.
  8. Ao lado de “Valor”, selecione a forma de acompanhamento do valor de cada conversão.
    • Usar o mesmo valor para todas as conversões. Insira o valor de cada conversão para sua empresa.
    • Usar valores diferentes para cada conversão. Use essa opção para, por exemplo, acompanhar compras de produtos com preços diferentes. Depois, quando adicionar a tag de acompanhamento de conversões, você terá que personalizá-la para acompanhar valores específicos de transações.
    • Não usar valor.
  9. Ao lado de “Contagem”, selecione como contabilizar essas conversões.
    • Uma. Essa configuração é melhor para leads, como formulários de inscrição no seu site. Nesse caso, provavelmente apenas uma conversão por clique no anúncio agrega valor para sua empresa.
    • Todas. Essa configuração é ideal para vendas, quando provavelmente todas as conversões agregam valor para sua empresa.
  10. Clique em Janela de conversão de clique. Selecione na lista suspensa a duração do acompanhamento de conversões depois da interação com o anúncio. Para campanhas de pesquisa, do Shopping e de display, a janela pode ter de 1 a 90 dias. Saiba mais sobre as janelas de conversão.
  11. Clique em Janela de conversão de visualização. Selecione na lista suspensa a duração do acompanhamento das conversões de visualização. Para campanhas de pesquisa, do Shopping e de display, a janela pode ter de 1 a 30 dias.
  12. Clique em Incluir em “Conversões”. Com essa configuração (selecionada por padrão), você decide se quer ou não incluir dados dessa ação na coluna “Conversões” do seu relatório. Se você desmarcá-la, as informações continuarão sendo exibidas na coluna Todas as conversões. É recomendável desmarcar essa opção se você usa Lances inteligentes e não quer incluir esta ação específica na estratégia. Saiba mais sobre a configuração “Incluir em ‘Conversões'”.
  13. Clique em Criar e continuar.

Será exibida uma tela que mostra a ação de conversão que foi criada. Siga as instruções na próxima seção para configurar sua tag.

Importante: se você estiver usando os conjuntos de ações de conversão para controlar quais conversões são incluídas no nível da campanha, lembre-se de adicionar essa nova ação a todos os conjuntos. Caso contrário, as campanhas não serão otimizadas para essa ação.

Etapa 2: configurar sua tag de acompanhamento de conversões

Para configurar o acompanhamento de conversões do site pela primeira vez, é necessário adicionar dois snippets de código a ele: a tag global do site e o snippet de evento.

tag global do site adiciona visitantes às suas listas de remarketing “Todos os visitantes” (se você tiver configurado o remarketing) e define novos cookies no domínio. Esses cookies armazenam informações sobre os cliques nos anúncios que levaram os usuários ao site. A tag de acompanhamento de conversões do Google Ads pode usar os dados desses cliques para atribuir uma conversão às suas campanhas do Google Ads. É necessário dar informações claras e completas aos usuários sobre a coleta de dados e solicitar o consentimento deles, conforme os requisitos legais.

Você precisa instalar a tag global do site em todas as páginas. No entanto, apenas uma tag desse tipo é necessária para cada conta do Google Ads.

snippet de evento acompanha ações que precisam ser registradas como conversões. Instale esse snippet nas páginas do site em que você gostaria de acompanhar conversões. Cada ação tem um snippet associado, enquanto a tag global do site é a mesma em todas as ações de uma conta do Google Ads.

Escolha uma das duas maneiras de instalar a tag.

Opção 1: instalar a tag manualmente

  1. Em “Tag global do site”, selecione a opção que melhor descreve sua situação e siga as instruções para instalar a tag:
    • Não instalei a tag global no meu site: escolha essa opção caso seja a primeira vez que você configura a tag para uma ação de conversão na sua conta e não tenha instalado a tag global do site de outro produto do Google. Esta opção mostra a tag global do site completa. Para fazer a instalação, copie o código dela e cole-o entre as tags <head></head> de todas as páginas.
      Veja o exemplo de uma tag global do site, em que “AW-CONVERSION_ID” é o ID de conversão exclusivo da sua conta do Google Ads:<script async
      src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-CONVERSION_ID"></script>

      <script>

      window.dataLayer = window.dataLayer || [];

      function gtag(){dataLayer.push(arguments);}

      gtag(‘js’, new Date());

      gtag(‘config’, ‘AW-CONVERSION_ID’);

      </script>

    • Eu instalei a tag global no meu site usando outro produto do Google (por exemplo, o Google Analytics) ou outra conta do Google Ads: se essa opção se aplicar a você, não será necessário adicionar a tag global ao site novamente. No entanto, para que o acompanhamento de conversões funcione nessa conta, inclua o comando “config” (a parte do código que contém seu ID de conversão) em todas as instâncias da tag. Esta opção mostra esse comando, em que “AW-CONVERSION_ID” é o ID de conversão da sua conta:gtag('config', 'AW-CONVERSION_ID');

      Adicione o comando “config” a todas as instâncias da tag global no seu site, logo acima da tag final </script>.

      Veja o exemplo de uma tag global do site que está configurada para o Google Analytics e o Google Ads, com o comando “config” da conta do Google Ads destacada:

      <script async
      src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=GA_TRACKING_ID">

      </script>

      <script>

      window.dataLayer = window.dataLayer || [ ] ;

      function gtag(){dataLayer.push(arguments);}

      gtag( ‘js’, new Date () ) ;

        gtag( 'config', 'GA_TRACKING_ID');

      gtag( ‘config’, ‘AW-CONVERSION_ID’);

      </script>

    • Já instalei a tag global no meu site quando criei outra ação de conversão nesta conta do Google Ads: se essa opção se aplicar a você, não será necessário adicionar a tag global do site novamente. Verifique se ela aparece em todas as páginas e confirme se o comando config em cada instância da tag contém o ID de conversão da sua conta. Você verá o ID de conversão quando selecionar essa opção.
  2. Modifique a tag global do site com base nas suas preferências (opcional):
    • Se você não quiser que a tag global do site adicione visitantes às suas listas de remarketing no carregamento inicial da página, inclua a parte destacada abaixo no comando “config” da tag:
      gtag('config',' AW-CONVERSION_ID',{'send_page_view': false});
    • Se você não quiser que a tag global defina cookies primários no domínio do seu site, adicione a parte destacada abaixo ao comando config da tag:
      gtag('config',' AW-CONVERSION_ID',{'conversion_linker': false});

Observação

    • Esse procedimento não é recomendado porque reduz a precisão do acompanhamento de conversões.
    • Para desativar a coleta de dados de remarketing, adicione o comando “gtag(‘set’)” destacado à sua tag global do site, acima do comando “gtag(‘js’)”. Essa ação desabilitará a coleta em todas as contas configuradas do Google Ads.<script async
      src=”https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-CONVERSION_ID”></script>

      <script>

      window.dataLayer = window.dataLayer || [];

      function gtag(){dataLayer.push(arguments);}

       gtag(‘set’, ‘allow_ad_personalization_signals’, false);

      gtag(‘js’, new Date());

      gtag(‘config’, ‘AW-CONVERSION_ID’);

      </script>

  1. Copie a tag global e siga as instruções para adicioná-la ao seu site.
  2. Ao lado de “Snippet de evento”, selecione se você quer acompanhar as conversões no carregamento de página ou no clique.
    • Carregamento da página: contabiliza as conversões quando os clientes acessam a página de conversão, como uma página de confirmação de compra ou inscrição. Essa é a opção padrão e a mais comum. Saiba mais sobre os padrões de segurança do Google.
    • Clique: contabiliza as conversões quando os clientes clicam em um botão ou link (como um botão “Comprar agora”).
  3. Copie o snippet de evento e siga as instruções para adicioná-lo ao seu site ou clique em Fazer download do snippet para incluí-lo mais tarde.
    • Se estiver acompanhando conversões por carregamento de página, adicione o snippet de evento à página que você quer acompanhar.
    • Se estiver acompanhando conversões por clique, adicione o snippet de evento à página que contém o botão ou link cujos cliques você quer acompanhar.
  4. Clique em Próxima.
  5. Clique em Concluído.
  6. Se você estiver acompanhando cliques no seu site como conversões, siga as instruções em Acompanhar cliques no seu site como conversões para incluir um snippet de código adicional no botão ou link que gostaria de monitorar. Esta etapa é necessária para que o acompanhamento de conversões funcione.

Opção 2: usar o Gerenciador de tags do Google

Com o Gerenciador de tags do Google, um sistema de gerenciamento de tag, é possível atualizar tags e snippets de código no seu site de forma rápida e fácil. Você pode usar o Gerenciador de tags do Google para instalar sua tag de acompanhamento de conversões.

  1. Copie o ID e o Rótulo de conversão (exibidos nesta guia) na sua ação de conversão.
  2. Siga as instruções para configurar o acompanhamento de conversões do Google Ads no Gerenciador de tags do Google. Importante: para que o acompanhamento funcione em todos os navegadores, adicione uma tag do Vinculador de conversões e configure-a para disparar em todas as suas páginas da Web.
  3. Clique em Próxima.
  4. Clique em Concluído.
  5. Se estiver acompanhando cliques no seu site como conversões, você precisará seguir etapas de configuração adicionais no Gerenciador de tags do Google. Elas são necessárias para que o acompanhamento de conversões funcione. Escolha uma das duas opções abaixo:

Dica: instale a tag de acompanhamento de conversões com o Gerenciador de tags do Google

Em vez de adicionar manualmente a tag de acompanhamento de conversões ao código do seu site, você pode usar o Gerenciador de tags do Google para instalá-la. Será necessário fornecer as seguintes informações:
  • ID de conversão
  • Rótulo de conversão
Você encontrará essas informações no snippet de evento da sua ação de conversão. No snippet de amostra abaixo, AW-CONVERSION_ID representa o ID de conversão exclusivo da sua conta, e AW-CONVERSION_LABEL é o rótulo de conversão, que é exclusivo de cada ação de conversão.
<!-- Event snippet for Example conversion page -->
<script>
  gtag('event', 'conversion', {'send_to': 'AW-CONVERSION_ID/AW-CONVERSION_LABEL',
    'value': 1.0,
    'currency': 'USD'
  });
</script>
Não tem certeza se sua tag está configurada corretamente? Você pode usar o Assistente de tags do Google para verificar a implementação da sua tag. Para solução de problemas adicionais, consulte Verificar sua tag de acompanhamento de conversões.

Como informar os visitantes do seu site sobre a coleta de dados

Como sempre, é necessário oferecer aos usuários informações claras e abrangentes sobre os dados que você coleta nos seus sites e solicitar o consentimento deles para fazer essa coleta, conforme os requisitos legais.

Segurança e privacidade para acompanhamento de sites

Os padrões de segurança do Google são rigorosos. O Google Ads só coleta dados nas páginas em que você implantou as tags associadas.

É necessário dar informações claras e completas aos usuários sobre os dados que você coleta nos seus sites e solicitar o consentimento deles para fazer essa coleta, conforme os requisitos legais.

Fonte : Support Google Ads

Você pode gostar também

Vantagens Do Google Ads

Vantagens de Usar o Google Ads

Com a publicidade on-line, você pode exibir seus anúncios para as pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos e serviços, enquanto filtra pessoas que

Read More »
Falar com Consultor
Qual sua Dúvida?
Olá,
qual sua dúvida?